Problema de Cabinda tem luz verde do Presidente da República João Lourença “Dialogo é a solução”

O problema de Cabinda já devia ser resolvido a bastante tempo, disse o General e filho de Cabinda José Sumbo em conferência de Imprensa realizado pela Associação Jovens e Adolescente (AJA). Agora este problema já tem luz verde do Presidente João Lourenço “a solução passa pelo dialogo entre o Governo de Angola e todas força vivas Cabindenses”.

Nenhuma descrição disponível.
General na Reforma José Sumbo

Nesta conformidade, na conferência realizado no auditório da irmãs Paulina, o General José Sumbo disse que, vislumbra-se para o caso Cabinda uma solução possível com todos cenários sobre a mesa.

O também Ex-comissário Provincial Adjunto de Cabinda, acredita numa negociata entre  o Governo de Angola e as força vivas de Cabinda, aonde pode se destacar o seguinte.

“continuar como estamos, autonomia e a Independência e também criar-se entre as partes um ambiente próprio favorável em que deve haver negociação imbuída de boa fé, honestidade intelectual, urbanidade para que livremente ambas as partes esgrimirem os seus argumentos, O general disse estarei presente”.

O Antigo Combatente e Veterano da Pátria, afirmou que esta luz verde a que se refere dada pelo PR venho dar outra dinâmica aos trabalho e vontade para se criar uma comissão de preparação para o dialogo, “o Presidente da República João Lourenço concedeu-me uma audiência no dia 10 de Março do corrente ano, audiência esta em que dei a conhecer a minha opinião sobre as soluções para esses problemas de Cabinda, e confesso que a respostas do mais alto mandatário da nação foi boa e esperançosa”, lembro o interlocutor.

O General disse também que com esta luz verde a necessidade das força vivas de Cabinda se prepararem para não serem surpreendido num futuro próximo “temos que nos unir e criar uma comissão conjunta para dar-mos continuidade ao problema de Cabinda que já se arrasta a mais de 45 anos”.

Problema de Cabinda seus interveniente

O Oficial General das FAA na reforma José Sumbo é um dos interveniente deste problema de Cabinda que em duas ocasiões já apresentou soluções aos Presidentes Agostinho Neto e José Eduardo dos Santos, problema este que se arrasta desde o tempo colonial.

Neste processo da resolução do problema da Província mais a norte do País ser ou não ser parte integrante e inalienável de Angola ainda destacam-se os dois Ex-Presidentes de Angola, Dr. António Agostinho Neto, Engenheiro José Eduardo dos Santos, o Ex-primeiro Ministro Lopo do Nascimento, a Nacionalista e filha de Cabinda Maria Mambo Café, o General Manuel Hélder Vieira Dias Júnior, conhecido por “Kopelipa”, Ex -ministro de Estado e chefe da Casa Militar da Presidência da República, o Ex Presidente Congolês Mobutu Sese Seko, o Comandante Pedalé e muitos outros intervenientes.

Entretanto “Mubutu, Mambo Café e o General Kopelipa foram em muitas ocasiões peças chaves para resolução do problema, mais ainda assim fizeram vistas grossa e tudo ficou como esta até aos dias de hoje”, disse o General na Reforma José Sumbo.

Por: Adão dos Santos

O Apostolado Nas Redes Sociais

Twitter O ApostoladoFacebook Jornal O Apostolado

Apostolado Divisoria


Apostolado Divisoria


Apostolado Divisoria


Apostolado Divisoria