Cidadão guineense é acusado de corromper agentes do SIC e SME para prenderem seus compatriotas

No município em causa, um cidadão de nacionalidade Guineense, que responde pelo nome de Ibrahim, está a ser acusado, pelos seus conterrâneos, de corromper agentes do Serviço de Investigação Criminal (SIC) e da Migração Estrangeira (ME), para prenderem seus concidadãos.

Guiné Conacri, République de Guinée | Bandeiras dos paises, Bandeiras do  mundo, Bandeiras
Bandeira da Guine Conacri

A denúncia foi feita por outros cidadãos guineenses, que se sentem traídos pelo seu compatriota, que denunciaram que o acusado mantém contactos directos com efectivos da Polícia Nacional em Cacuaco, aos quais reporta situações de suposta ilegalidade de muitos deles, com finalidade de criar embaraços nos negócios dos outros, como se pode ler nas palavras de um cidadão.

“Ele paga os agentes e manda-nos levar ao centro de detenção do 30, alegando que estamos ilegal em Angola e, além disso, em outras ocasiões, alega sermos fugitivos do tal centro”.

Outro facto enunciado pelos denunciantes aponta que o mesmo é fornecedor de bolos para várias cantinas no município em causa e não só, com efeito, para evitar que os outros façam o mesmo, torna-os reféns da SIC e da SME, como lamenta um de seus compatriotas.

“Ele não permite que ninguém faça o fornecimento de bolos, caso contrário, só assustas a SIC já está no teu estabelecimento”.

Um outro, todo encolerizado com a situação, acrescentou: “ele não se importa em corromper os efectivos da polícia com 200 a 250 mil Kwanzas para te levarem ao centro do 30, onde podes ficar detido 1 ou mais anos”.

Ora, sabe-se que os guineenses são conhecidos pelo negócio das cantinas que têm vindo a desenvolver em quase todo país, nesta vertente, muitos deles – segundo fez saber a fonte – querem deixar de fazer este negócio por causa da perseguição que sofrem.

Por: Adão dos Santos

O Apostolado Nas Redes Sociais

Twitter O ApostoladoFacebook Jornal O Apostolado

Apostolado Divisoria


Apostolado Divisoria


Apostolado Divisoria


Apostolado Divisoria